domingo, 10 de abril de 2011

Lousa digital

Lousa digital, carteiras eletrônicas e animações em 3D: ferramentas da escola do futuro


No quadro negro, as imagens se movimentam com o toque das mãos. Nas tradicionais carteiras, além de cadernos e lápis, as crianças podem acessar a internet. A cena que parece ser de um filme de ficção científica está mais real do que se imagina. Essas e várias outras tecnologias já estão sendo utilizadas em escolas brasileiras.
Em Pelotas (RS), a Escola de Ensino Fundamental e Médio Mário Quintana já aderiu às lousas digitais desde junho do ano passado. Segundo a professora de língua portuguesa da escola, Thaís de Almeida Rochefort, a ferramenta permitiu que os alunos dessem “vida aos conhecimentos”. “Assuntos antes tratados de maneira menos interativa, agora fazem com que os alunos se sintam parte deles, co-autores”, explica.

Clique aqui para ler essa reportagem na íntegra

Mídias

Olá pessoal!!



A partir de hoje vou postar vários artigos sobre MÍDIAS em meu blog. É um tema que amo e que nos dias atuais é de extrema importância. Não há como negar que a convergência das mídias digitais potencializou e favoreceu a criação de novas formas de interatividade. Há uma relação direta entre aquilo que a indústria dos dispositivos digitais produz e o que a sociedade digital busca. A geração atual de crianças e adolescentes, que se utiliza, constantemente, das ferramentas e dos serviços implícitos à rede Internet, e na qual busca, fora de um modo tradicional de pesquisar e de produzir, o que interessa às suas demandas, constitui a chamada geração digital. Essa geração digital que “navega” pela Internet quer acessar repositórios de informações disponíveis em diferentes fontes, conversar trivialmente e conhecer pessoas, quer comunicar-se com amigos distantes e, principalmente, estabelecer, à distância, aprendizagem por meio de trocas colaborativas. Por isso temos que nos adaptar e conhecer tudo relacionado à convergência das mídias, pois nós educadores vivemos e compartilhamos diariamente experiências dessa geração digital. Ilimitadas possibilidades educacionais serão abertas num futuro não muito distante. A geração atual é vinculada por demais a sons, imagens e outros estímulos audiovisuais. Tais recursos promoverão a mudança de paradigmas no próprio fazer pedagógico. As relações educacionais,mediadas pelas novas tecnologias, tornam-se mais dinâmicas e pluridirecionais, com professores e alunos no papel de autores de um mesmo processo educacional interativo. Cabe ao educador dar sentido educacional a equipamentos, softwares e outros recursos, sejam eles destinados à educação ou não.
Crédito Imagem: