domingo, 9 de janeiro de 2011

Mapas 1

Atividade Optativa - Mapas
1. Acessar e navegar nos sites indicados, escolhendo mapas a partir de um local ou tema escolhido para ser debatido em sala de aula. Elabore um texto com as informações pesquisadas indicando os links deste texto.

2. Pesquisar nos sites indicados informações para organizar uma viagem virtual à cidade ou ao país que escolherem em conjunto. Antes de apresentar o projeto aos alunos, decida que parâmetros você quer adotar para as viagens virtuais. Os parâmetros poderão incluir: duração: quanto tempo a viagem durará?; orçamento: quanto os viajantes podem gastar?; transporte: vai usar mais de um tipo?; pontos de interesse; mapas.
Diga a seus alunos que farão parte de uma agência de viagens com a responsabilidade de traçar uma viagem emocionante em torno do mundo para seus clientes. Além de descobrir tudo sobre o país que os viajantes queiram visitar, os alunos necessitarão planejar uma amostra do itinerário e o orçamento completo. Escolha dois destinos e explore-os usando as viagens virtuais. Leia artigos sobre o país que escolheu, para aprender mais sobre sua história, geografia, clima, língua, capital e as outras cidades maiores, atrações principais e transporte. Tenha sempre em mente o tempo da viagem e o limite do orçamento. Organize fatos, figuras e fotos sob títulos que expressem o que você recolheu, como a vista geral do país, o mapa, a geografia, o clima, a população e as atrações especiais.

Sites de Viagens:
Decolar.com. www.decolar.com
Discovery.com - www.discovery.com
Fodors.com - www.fodors.com
Frommer's - www.frommers.com
GuiaTurismo - www.guianet.com.br/guiatur
Lonely Planet - www.lonelyplanet.com
Nossa Terra - www.nossaterra.com.br
O viajante – www.uol.com.br/oviajante
Portal da Viagem - www.portaldaviagem.com.br
Time Out - www.timeout.com
ViaMichelin -www.viamichelin.com
3. Procure nos sites sobre mapas a localização e coordenadas geográficas dos locais que você irá visitar. Copie as imagens para seu trabalho.
Site:
Google Earth - www.earth.google.com
Cartographic - www.henry-davis.com/MAPS/carto.html
Osshe Historic Atlas Resource Library – www.uoregon.edu/~atlas
Geohistory – www.geohistory.com
Atlas of the biosphere – www.sage.wisc.edu/atlas
Maps of world – www.mapsofworld.com
Multimap.com – www.multimap.com
Mapquest.com – www.mapquest.com
4. Elaboração de um álbum, em texto ou virtual, utilizando imagens que retratem as cidades conhecidas e pesquisadas. Objetivos: reconhecer diferentes espaços geográficos e alguns de seus aspectos culturais e estimular a produção escrita por meio de pequenos textos informativos

Nenhum comentário:

Postar um comentário